Ser mãe pela primeira vez e ter tempo é um desafio que deve ser bem planeado para que tudo corra na perfeição.
No Mulher Completa queremos garantir que tem toda a informação necessária para saber quando será a altura certa para ter o seu bebé abordando assim um factor importante… o tempo!
Qualquer futura mãe, já consegue imaginar que ter um bebé vai consumir imenso tempo, mas não basta “imaginar”, é necessário estar consciente de toda a disponibilidade necessária.
Tem tempo para ser mãe pela primeira vez?
Tem uma vida muito activa? Um emprego exigente? Muitas amigas e familiares para visitar? Se quiser ser mãe pela primeira vez, pode esquecer tudo isto (ou quase)!
Enquanto está grávida, tudo corre bem e o seu futuro bebé ainda não lhe rouba tempo, mas e quando já tem a criança nos braços? Ainda prepare-se para noites e dias roubados.
Ter um filho é uma experiência maravilhosa mas é necessário que esteja preparada para o pedaço de vida que lhe irá ser roubado. Enquanto estiver de licença de maternidade, as coisas vão correndo bem, está em casa, tem tempo para alimentar o seu filho, aturar as suas birras constantes, mudar fraldas, roupa, sapatos, limpar a bolacha que ele pôs no cabelo… No entanto, a licença não dura para sempre e rapidamente terá que voltar à sua rotina.
Ser mãe pela primeira vez, implica um período de adaptação a toda esta nova rotina, tão diferente da anterior.
Pense no tipo de mulher que é, no que quer fazer na vida, do que gosta e verifique se há espaço na sua vida para um bebé.
Consegue dispensar a sua vida anterior para ficar a mudar fraldas? Troca uma noite de cinema por uma birra do seu filho? Esta disponibilidade varia muito de mulher para mulher e do quanto desejam realmente ser mães.
Pondere bem se realmente tem (ou quer ter) disponibilidade horária neste momento para ser mãe pela primeira vez.
Planear a longo prazo
Para uma gravidez consciente, é necessário pensar a longo prazo, pois não é apenas em bebé que o seu filho irá necessitar de si.
Ter um filho é um processo vitalício, sendo que apenas ganhará alguma liberdade horária quando a criança for adulto e for viver para uma nova casa. Da fase de bebé à fase em que o seu filho sairá de casa, podem-se passar vinte anos ou mais. Consegue pensar a longo prazo?
Ele vai precisar que o levem à escola, que o ajudem a fazer os trabalhos de casa, que o deixem na casa do amigo para uma festa de anos… Vai também precisar de atenção, carinho, paciência e compreensão.
Antes de decidir ser mãe pela primeira vez, deve perceber se está disponível para todo este processo, e se não estiver, não se sinta mal, pois há uma altura para tudo!
Ter um filho sem estar preparada para todas as variáveis, pode criar conflitos familiares que apenas irão piorar a situação.
Pondere bem e não tenha vergonha de dizer que ainda precisa de “viver” mais um pouco. Se, pelo contrário, está desejosa de dedicar todo o seu tempo a ser mãe pela primeira vez, então desejamos-lhe as maiores felicidades!
Brevemente iremos apresentar ainda mais factores a ter em conta, fique por perto e tenha uma gravidez bem estudada!
Deixe um comentário