Qualquer mãe fica preocupada com o estado de saúde do seu bebé, será que está doente? Será que é grave? Devo ir já ao médico?
Esta preocupação é ainda mais comum nos pais que têm um bebé pela primeira vez, pois não dispõem (ainda!) da experiência necessária.
No Mulher Completa queremos que desfrute ao máximo da companhia do seu bebé e que se sinta preparada para tudo!
Vamos dar-lhe algumas indicações sobre como agir com um bebé doente e perceber se ele está realmente doente.
No entanto, deve sempre consultar o seu médico se tiver algum tipo de receio ou preocupação, pois nem todos os bebés reagem da mesma forma aos sintomas.
Onde pedir ajuda para um bebé doente?
É muito importante saber onde dirigir-se quando precisar de ajuda ou esclarecimentos acerca de um bebé doente.
É necessário também estar prevenida e saber as informações que terá que transmitir.
Pediatra
O pediatra conhece o seu bebé melhor que qualquer outro médico, portanto será sempre a 1ª opção a considerar.
Num primeiro contacto não precisa de se deslocar, pois basta efetuar uma simples chamada telefónica e explicar os sintomas. O pediatra irá indicar-lhe os procedimentos seguintes.
Quando ligar para o médico, certifique-se de que lhe transmite as seguintes informações:
- Todos os sintomas do bebé doente, mesmo aqueles que possa julgar que não são importantes
- Duração dos sintomas, exatamente há quanto tempo está o bebé com esses sintomas?
- O bebé doente tem febre? Se sim, qual a temperatura e há quanto tempo?
- O bebé está a comportar-se normalmente? Um bebé pode estar doente, com febre, etc., mas comportar-se de forma habitual. No entanto, também poderá não ter qualquer outro sintoma, como febre, mas estar a comportar-se de forma diferente. Isto pode incluir: falta de atividade (nas horas em que normalmente é ativo); necessidade anormal de estar próximo da mãe; falta de risos e brincadeiras, não adormecer com os métodos habituais… em suma, todo o comportamento que não seja normal no seu bebé.
Serviço de urgências
Caso não consiga falar com o pediatra pode ligar para um serviço de urgências. Neste caso terá que transmitir a mesma informação que daria ao pediatra, mas terá que acrescentar os seguintes dados:
- Idade do bebé
- Estado de saúde normal – Caso o bebé tenha algum problema de saúde que já tenha sido detetado, caso seja alérgico a algum medicamento, etc. Certifique-se de que não deixa nenhuma informação de fora!
Existem alguns casos que requerem que se desloque de imediato a um hospital ou que chame uma ambulância, como a inconsciência, mas iremos explicar-lhe tudo no próximo artigo!
Brevemente vamos indicar-lhe os sintomas de um bebé doente. Seja uma mãe informada!
Deixe um comentário