Site icon Mulher Completa

Qual é a Melhor Altura para Engravidar?

Qual é a melhor altura para engravidar

Muitas mulheres debatem-se com a questão sobre qual é a melhor altura para engravidar. Ora bem, a melhor altura para ter relações sexuais, quando se tenta engravidar, é durante os seus dias mais férteis, uma janela temporária que pode durar até seis dias todos os meses. Estes seis dias são os cinco dias anteriores e o dia da ovulação, quando o seu corpo liberta um óvulo.

O que precisa de saber sobre qual a melhor altura para engravidar

Esteja atenta aos sinais do seu corpo, para detetar os seus dias mais férteis. O seu óvulo irá sobreviver cerca de um dia, após a sua libertação, mas o esperma pode sobreviver até uma semana. Deste modo, existe uma janela fértil de seis dias para o esperma encontrar o óvulo, o que constitui a melhor altura para engravidar.

É mais provável que você engravide se tiver sexo um ou dois dias antes da ovulação. Contudo, é complicado indicar o dia exacto ou mesmo dois antes da ovulação. Deste modo, se você não quer que a sua vida sexual seja dominada pelo calendário, a melhor aposta é mesmo desfrutar da intimidade com o seu parceiro de 2 em 2 dias ou então de 3 em 3.

Se você quer ser mais precisa, contudo, você precisa verificar quando vai ovular. Quando você vai ovular num determinado ciclo, depende da longitude do seu ciclo menstrual, bem como da regularidade dos seus períodos.

Um ciclo menstrual pode ser curto, com cerca de 22 dias ou, pelo contrário, pode ser longo, até 36 dias.

Na generalidade, as mulheres têm o seu período entre 12 a 14 dias após a ovulação.

Se você tem um ciclo menstrual de 28 dias, é provável que a sua ovulação ocorra a meio do seu ciclo. Se tiver um ciclo curto, você pode ovular alguns dias após o fim do seu período. Um ciclo longo pode significar que você não vai ovular até duas semanas após o término do seu período.

Quase metade das mulheres tem um ciclo cuja duração varia mais do que sete dias. Se o seu ciclo menstrual for diferente de mês para mês, a sua janela fértil pode também variar, cerca de uma semana entre cada período.

Por isso, é importante ter relações sexuais com assiduidade ao longo do ciclo. É mais eficaz do que concentrar os seus esforços somente nos dias em que julga estar prestes a ovular.

Como sei que estou prestes a ovular?

Você pode estar ciente de quando vai ovular ou pode não notar em quaisquer alterações. Se está a pensar em engravidar, tenha mais em consideração os sinais do seu corpo. Os sinais que indicam que você está a aproximar-se da ovulação podem começar três semanas antes de vocês esperar o seu próximo período. Esteja atenta a sinais como:

Aumento de descargas vaginais, o chamado muco fértil
Ligeiro desconforto num dos lados do corpo
Sensação de estar mais sensual. Sim, mais sexy!

Uma das formas mais simples de detectar os seus dias mais férteis é o de verificar o seu muco cervical todos os dias. Mudanças no seu muco são uma das coisas mais fáceis de você detectar.

Os períodos irregulares tornam mais difícil engravidar?

Os períodos irregulares não significam necessariamente que você seja menos fértil do que mulheres com períodos regulares. Contudo, se os seus períodos forem irregulares ou têm um espaço temporal de 36 dias, é melhor consultar o seu médico.

Por vezes, os ciclos irregulares podem ser causados por outros problemas que interferem com as suas hipóteses de engravidar, pelo que o melhor é procurar aconselhamento médico o quanto antes.

Algumas mulheres recorrem a kits de ovulação para detetarem a melhor altura para engravidar. Você pode usar os mesmos para lhe ajudar a descobrir quais são os seus dias mais férteis, durante o seu ciclo.

Exit mobile version