Está grávida e ainda não sabe como preparar a mala para a maternidade! É normal que suscite muitas dúvidas, principalmente para quem é mãe por primeira vez. Não precisa levar uma mala enorme e cheia de coisas desnecessárias – o importante é focar-se no fundamental. Fique a par de todos os artigos essenciais que a vão ajudar a receber o seu bebé da melhor maneira.
É importante preparar com tempo. A partir das 37 semanas o bebé já está completamente formado e por isso, um pouco antes, é tempo de começar a fazer a mala da maternidade. Comece a pensar no assunto com antecedência para que na semana 37 de gravidez, tenha a sua mala pronta e não seja apanhada de surpresa. Não se esqueça de levar todos os seus documentos, incluindo o seu livro de grávida.
O que levar na mala da maternidade
Antes de começar a fazer a sua mala para a maternidade, é aconselhável informar-se junto do hospital no qual vai ter o bebé. A maioria dos hospitais tem listas do que é preciso levar para a maternidade e têm kits para os bebés, o que evita que tenha de levar alguns produtos.
Certifique-se de ter a sua mala pronta a tempo, idealmente na 37ª semana de gravidez, com tudo o que for necessário para levar para o hospital ou clínica. Sendo assim, aqui fica a lista do que deve levar na mala da maternidade, tanto na sua sua como na do seu bebé.
Mala de maternidade para a mãe:
- Três camisas de dormir, de preferência abertas à frente para facilitar a amamentação. É preferível camisa de dormir e não pijama, para possibilitar as observações médicas.
- Alguns pares de cuecas confortáveis.
- Dois ou três sutiãs de amamentação, que devem ser dois tamanhos acima do seu tamanho habitual.
- Um par de chinelos, de preferência de enfiar no dedo, para não incomodarem os pés eventualmente inchados e poderem ser também utilizados no banho.
- Um robe que, mesmo não sendo obrigatório, dá sempre jeito para receber as visitas ou caso sinta frio.
- Uma muda de roupa para quando sair da maternidade. Tenha em conta que o corpo estará ainda muito semelhante ao que estava durante a gravidez, portanto aposte em roupas confortáveis.
- Alguns pares de meias, para o caso de sentir frio.
- Saco para a roupa suja.
Produtos de higiene para a mãe:
- Além dos produtos básicos de higiene pessoal (champô, gel de banho, escova de dentes, toalha de banho, etc.), a grávida deve levar alguns artigos específicos para o período pós-parto: os pensos que deve levar para a maternidade devem ser pensos higiénicos de absorção máxima, que são próprios para o pós-parto, cuecas descartáveis, e discos de amamentação.
- Considere também colocar na mala outros produtos, que embora não sejam essenciais, podem vir a ser bastante úteis, como batom do cieiro e um leque ou um borrifador de água termal, uma vez que é normal o aumento da temperatura corporal.
Mala de maternidade para o bebé:
- O ideal é levar seis mudas de roupa completas (seis bodies e seis pijamas e alguns pares de meias). Pode parecer excessivo, mas é normal que os recém-nascidos de sujem muito, por isso é melhor ir prevenida.
- Leve alguns gorros ou tocas de algodão, pois o bebé perde muito calor pela cabeça.
- Dois casaquinhos de malha ou lã, preferencialmente de apertar à frente.
- Coloque também algumas fraldas de pano na mala, que dão sempre jeito em diversas situações, desde limpar o bebé, pô-lo a arrotar ou aconchegá-lo.
- Uma manta pequena e suave.
Produtos de higiene para o bebé:
- Fraldas para recém-nascidos e toalhitas descartáveis
- Pelo sim pelo não, coloque na mala também um pacote de compressas, pois podem ser humedecidas e utilizadas em vez das toalhitas.
- Tesoura ou corta-unhas para bebés, que podem vir a dar jeito caso o bebé nasça com as unhas muito grandes
- A chucha é opcional, uma vez que muitos bebés nos primeiros dias a rejeitam. É aconselhável que a coloque na mala, mas não deve insistir se o bebé a rejeitar.
E despois de ter a sua mala para a maternidade pronta a tempo, com tudo o que for necessário, não se preocupe, se alguma coisa ficou esquecida, que o pai do bebé pode trazer roupas ou outros produtos que façam falta a qualquer momento.
Deixe um comentário