Quem nunca ouviu a velha máxima de que “gravidez não é doença”? Por isso mesmo, estar grávida não significa ter de ficar parada. Um pouco de exercício físico é bastante benéfico tanto para a mãe como para o bebé, pois ajuda-os a manterem-se saudáveis e com o peso em níveis ideais. Contamos-lhe todas os benefícios do exercício físico durante a gravidez.
Exercício físico moderado
Claro que quando nos referimos a exercício físico durante a gravidez, não se trata de passar o dia inteiro no ginásio nem de fazer desportos que acarretem riscos para a mãe e o bebé. Por exemplo, equitação, karaté, boxe, ski ou patinagem, devem ser postos de parte durante toda a gravidez, devido ao risco de queda ou de lesões graves. Excluindo estes desportos, a mulher que já praticava exercício deve continuar a fazê-lo e a que não praticava tem agora uma boa “desculpa” para começar. Quem já praticava pode ter eventualmente de abrandar o ritmo e a intensidade para evitar cansaço extremo. Para as mulheres que iniciam a prática já depois da gravidez o ideal é optar por caminhadas, hidroginástica ou natação, pois são mais fáceis de tolerar e não causam tantos transtornos físicos como outras práticas. Trinta minutos por dia de exercício moderado só trazem benefícios, tanto para a mãe como para o bebé.
Benefícios do exercício físico durante a gravidez
- Menos dores nas costas, obstipação e flatulência
- Menor risco de parto prematuro
- Melhoria da postura
- Redução dos inchaços no rosto, mãos, pés e tornozelos (os chamados “edemas”)
- Melhoria da resistência cardiovascular
- Controlo do excesso de peso
- Controlo dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes gestacional
- Sono mais tranquilo e noites descansadas
- Melhoria do humor e da autoestima
- Diminuição do stresse, ansiedade e risco de depressão
Benefícios do exercício para o bebé
Além de todos os benefícios acima mencionadas para a mãe, ao praticar uma atividade física durante a gravidez, previne também o excesso de peso do bebé. Além disso, o sistema nervoso e o coração do feto desenvolvem-se de forma mais saudável e o bebé nasce mais forte e de boa saúde. No geral, uma atividade física adequada e moderada, é das melhores coisas que pode fazer por si e pelo seu bebé.
Não praticar exercício durante a gravidez se…
Claro que nem todas as mulheres podem praticar exercício nesta fase, ainda de que forma moderada. Nas chamadas “gravidezes de risco”, em que existe por exemplo o perigo de descolamento da placenta, de aborto espontâneo ou de parto prematuro, a mulher deve acima de tudo repousar e evitar qualquer tipo de exercício. Tirando esses casos, a prática de uma atividade física moderada e diária só tem vantagens, tanto para a mãe como para o bebé. Se tiver dúvidas sobre o exercício mais adequado a si, ou se pode ou não começar uma atividade física, não hesite em aconselhar-se com o seu médico, pois ele, melhor do que ninguém, saberá orientá-la.
Deixe uma resposta