Nem mesmo nos dias mais quentes, muitos de nós estamos livres de apanhar uma gripe. Tosse, espirros, febre, são sintomas próprios do inverno, porque é nessa época do ano, que a gripe costuma atacar, já que o frio reduz as defesas do organismo e permite que os vírus se propagam mais facilmente.
Embora no verão, a incidência desta infecção seja menor, dado que a temperatura não é a mais adequada para a propagação dos vírus da gripe, mas estes têm a capacidade de se adaptarem às temperaturas quentes e além disso há situações, como por exemplo a exposição excessiva ao ar condicionado, que torna o corpo mais susceptível à gripe.
Dicas para tratar e prevenir a gripe no verão:
Alimentação
- Procure ter uma alimentação rica em vitaminas e que seja especialmente abundante em vitamina C e zinco para fortalecer o sistema imunitário.
- É importante beber muito, porque perante uma desidratação, o corpo está mais propenso a bactérias e vírus.
Higiene
- Lave as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou um desinfectante especial.
- Limpe todas as superfícies, com as quais está em contato manual permanente, porque costumam estar contaminadas com vírus. Especialmente muito propicias a isso são: o comando à distancia, maçanetas das portas, corrimãos, telefones, teclados.
Mover-se no exterior
Tomar banho na piscina, lagos e rios pode tornar o sistema imunológico mais suscetível às doenças. Desligue o ar condicionado do carro, porque isso resseca as mucosas do nariz e garganta, e mais depressa pode apanhar germes.
Medidas perante os sintomas
Quando espirrar ou tossir não cubra a boca e nariz com a mão, o ideal é usar um lenço de papel descartável, mas à falta de este, cubra a boca e nariz com o braço. Assim, evita que o vírus entre em contato com os olhos e, desta forma minimiza também o risco de propagação no ambiente. Use lenços de papel e depois deite fora após cada utilização.
Em casa
- Areje com frequência a casa porque o ar aquecido desidrata e resseca as mucosas (o muco protetor que reveste a parte interna da garganta e do nariz), o que facilita, a entrada dos vírus no corpo.
- Evite estar muito tempo na varanda, no jardim, ou outros espaços exteriores, porque o calor enfraquece o corpo, ficando este mais sujeito a apanhar uma gripe no verão. A baixa ingestão de líquidos, a transpiração excessiva ou a exposição a correntes de ar, têm o mesmo efeito.
- A inalação de vapor facial com óleos essenciais como lavanda, hortelã-pimenta ou tomilho ajudam a limpar as vias respiratórias, aliviando o desconforto. Um descongestionante nasal facilita a respiração e hidrata as membranas mucosas. A toma de chá de sálvia alivia a inflamação da garganta.
Em caso de dores musculares, dor de cabeça e mal-estar geral, um analgésico pode ajudar. Se os sintomas prolongarem-se por mais de 1 semana, convém ir ao médico.