A reflexologia é uma arte milenar em que, através da manipulação dos pés, é possível alcançar um maior bem-estar. Fique a saber mais sobre este tratamento alternativo que tem cada vez mais adeptos no mundo inteiro.
O que é a Reflexologia
A reflexologia (também chamada de reflexoterapia) baseia-se na ideia de que existem várias áreas no pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Através da manipulação e pressão das áreas dos pés, enviam-se sinais às partes do corpo correspondentes e atinge-se um maior nível de equilíbrio corporal e bem-estar, da forma mais natural possível. As zonas dos pés a manipular podem ser a planta do pé, o peito ou as laterais, de acordo com a zona do corpo que se pretende alcançar. A reflexologia é considerada uma técnica curativa holística, ou seja procura tratar o indivíduo por inteiro, corpo, mente e espírito.
A reflexologia nos pés (chamada reflexologia podal) é a mais comum, mas existem outras técnicas que manipulam outras partes do corpo, como as mãos (também bastante comum), a face, o crânio e até as orelhas.
Quais as vantagens da reflexologia
Embora exista alguma polémica envolta na prática da reflexologia – como é comum nas chamadas “medicinas alternativas”, os defensores desta prática apontam quatro vantagens principais:
- Descongestiona bloqueios de energia, o que leva ao alívio da dor
- Previne possíveis desequilíbrios energéticos que podem estar em fase de desenvolvimento, mesmo antes destes se fazerem sentir a nível físico
- Repõe o equilíbrio energético dos órgãos, restabelecendo a saúde
- Permite saber quais as emoções e estados de espíritos que estão por detrás dos desequilíbrios, algumas vezes ainda a nível inconsciente.
Quais as eventuais desvantagens
Cada pessoa reage de forma diferente à terapia, mas existem alguns efeitos secundários comuns, como náusea ligeira ou a necessidade de esvaziar a bexiga ou o intestino com mais frequência à medida que as toxinas são eliminadas. Algumas pessoas sentem-se cansadas durante o dia ou a seguir aos tratamentos. São também comuns dores nos pés durante e após os tratamentos, principalmente nos primeiros, uma vez que a manipulação é algo novo para o corpo, que tem necessidade de se adaptar. Quaisquer destes efeitos desaparecem normalmente dentro de 24 horas e significam que o tratamento está a resultar.
Os resultados
É difícil ter resultados comprovados deste tipo de tratamentos. Muitos especialistas rejeitam a reflexologia, por não assentar em nenhuma base científica ou demonstrativa. Ainda assim, a maioria das pessoas que experimenta os tratamentos, acaba por sentir um maior bem-estar e considera os resultados positivos.
Onde fazer?
Atualmente é muito fácil encontrar tratamentos de reflexologia nos diferentes centros de estética. Os tratamentos rondam 20/30€ por sessão, mas é possível encontrar tratamentos mais baratos em alguns sites de descontos na internet. É normalmente necessário fazer mais do que um tratamento, mas o número de sessões varia de pessoa para pessoa, pelo que deve sempre falar com o terapeuta a fim de perceber o que se adequa às suas necessidades.
A Reflexologia hoje se tornou uma excelente ferramenta para promovermos a saúde e prevenir doenças.
É super interessante a abertura que o Ocidente já está tendo às terapias alternativas!
Parabéns por nos ajudar nesta “luta”.
Abraços.
Rafael