Como tratar a acne hormonal de uma forma eficaz é ainda uma questão que dá azo a muitas dúvidas, porém, mesmo assim, quando se recorre a assistência médica especializada, bem como a tratamentos adequados para o efeito, é possível tratar essa condição com sucesso.
Apesar da acne poder ter vários motivos, quase sempre ela é hormonal. Por isso, muitas pessoas se enganam, quando pensam que apenas os adolescentes sofrem com esse problema. Na realidade, na idade adulta também é normal acontecer surtos de acne, razão pela qual é importante que nos debrucemos sobre como tratar a acne hormonal.
Na maioria das vezes, na fase adulta, a acne é leve a moderada e podem ser associada a alguns motivos, como veremos abaixo.
O desequilíbrio hormonal como causa da acne
Como veiculamos acima, o desequilíbrio hormonal pode provocar surtos de acne. Para este desequilíbrio hormonal acontecer, podem contribuir fatores relacionados com:
- Gravidez
- Menstruação
- Métodos anticoncepcionais
- Síndrome dos ovários policísticos
- Mau uso de cosméticos
- Medicamentos
- Problemas hereditários
Então, como tratar?
Se suspeita da existência de um desequilíbrio, procure imediatamente um médico dermatologista ou ginecologista, caso você já faça uso de um método anticoncepcional, para que ele faça os testes necessários para verificar se há mesmo um desequilíbrio hormonal causado pelo medicamento ou pela falta dele, ou se tem qualquer outro motivo para o aparecimento das espinhas.
Contudo, existem coisas que você pode procurar fazer em casa, como por exemplo:
- Cuidar da sua alimentação! Melhorar e regrar a sua alimentação e os horários;
- Tomar suplementos naturais (vitaminas em cápsulas, ou na própria alimentação que falaremos num post sobre como se alimentar melhor para melhorar a acne);
- Evitar tomar muito leite e derivados, pois são cheios de estrogénio e ajudam a desequilibrar os hormónios;
- Inserir chá verde na sua rotina, pois ele é rico em antioxidantes, o que ajuda a livrar o corpo de toxinas que chegam de alguma forma à pele, causando as inflamações;
- Evitar colocar a mão no rosto ao longo do dia, pois as mãos podem conter bactérias e sujidades que facilitam o aparecimento ou agravamento de inflamações;
- Ter uma rotina diária de cuidados com a pele. Nunca durma com maquiagem, mesmo que chegue cansada de uma festa, ou se esqueça mesmo de lavar/tonificar/hidratar o rosto antes de dormir. Seja discipinada(o);
- Fazer esfoliação na pele de 1-3 x na semana ou usar máscara de argila, pois ela ajuda muito a manter a pele limpa e a secar inflamações ativas.
Acne na idade adulta pode ser frustrante e preocupante, ao passo que o seu tratamento pode exigir um pouco mais de dedicação.
Recomenda-se, por isso, que, para saber como tratar a acne hormonal de um modo eficaz, procure sempre um médico dermatologista, para que este o/a possa aconselhar e ajudar a identificar qual o melhor tratamento para seu tipo de pele, após analisá-la.
Assim, opte por essa opção, em detrimento de usar remédios por conta própria, para obter resultados condizentes com as suas expectativas.