Site icon Mulher Completa

Como ter uma pele bonita com frutas e legumes

Da mesma maneira que uma boa alimentação é importante para a saúde, também é importante saber quais são os alimentos para ter uma pele bonita. Já quase todos conhecemos o refrão “somos o que comemos”, pois uma boa alimentação pode influenciar o nosso estado de saúde mas também a beleza da nossa pele. Fique então a saber o que comer para ficar com a pele bonita!

A recomendação de comer 5 porções de frutas ou legumes, não só é saudável como também é imprescíndivel para conseguir ter uma pele bonita. As substâncias contidas nestes alimentos, torna-os especiais, e quando ingeridos regularmente, fazem bem à pele.

O que deve comer para ter uma pele bonita

Os cuidados diários da pele vão mais além da simples aplicação de cremes e cosméticos, a beleza também vem de dentro, por isso a limentação é outro factor a considerar se queremos melhorar a nosso aspecto, assim ficou demonstrado no resultado de um estudo científico, que revelou que as frutas e legumes são os melhores alimentos para ter uma pele bonita.

Frutas e legumes – aliados da beleza da pele

A fórmula exata para ter uma pele bonita e saudável está naquilo que comemos, especialmente no consumo de frutas e legumes. De acordo com um estudo publicado na revista PLoS ONE, a cor da pele pode ser mais rosada ou amarelada dependendo das quantidades diárias ingeridas de frutas e legumes.

Durante seis semanas, os investigadores analisaram as mudanças na aparência do tom de pele de 35 pessoas que fizeram uma dieta rica em alimentos que continham carotenoides. Observou-se que as pessoas que tiveram uma ingestão adequada destes alimentos ficaram com um tom de pele mais saudável e atraente. Os carotenoides fazem bem à pele, por isso é importante inclui-los na sua alimentação.

No seu ritual de beleza e anti-envelhecimento leia também o nosso artigo sobre importância da vitamina C na pele.

Alimentos com carotenoides para a beleza da pele

Os carotenoides encontram-se abundantemente nos vegetais, nomeadamente nas frutas e legumes. Os carotenoides são pigmentos orgânicos, umas substâncias responsáveis pelas cores dos legumes e frutas, amarelo, vermelho, laranja, influenciando também, a cor da nossa pele.

Além disso, convém saber que os carotenoides são potentes antioxidantes antienvelhecimento e percursores da vitamina A. A vitamina A é importante para manter uma pele jovem. Os autores do estudo da Universidade americana de St. Andrews dizem que “a pele está constantemente exposta à oxidação ambiental, nomeadamente à radiação UV, ao tabaco e outras agressões externas responsáveis pelo envelhecimento celular”. Neste sentido, os carotenoides vão atuar como protetores para retrasar a oxidação, ou seja, o envelhecimento das células.

Sendo assim, coma uma boa dose de fruta e legumes todos dos dia, e quanto mais coloridos melhor, pois são os melhores alimentos para ter uma pele bonita e luminosa. Além disso, estará a ingerir alimentos baixos em calorias e a aumentar o consumo de fibra, o que faz, com que coma menos nas refeições seguintes, contribuindo assim, para o controlo do seu peso. Com a vantagem de estar a ingerir nutrientes vitais para a sua saúde.

Frutas e legumes com carotenoides

Os alimentos para ter a pele bonita e lutar contra o envelhecimento, são que que contém muitos carotenoides,  encontram-se nos seguintes:

No entanto, as frutas e vegetais coloridos, acima referidas, não são as únicas fontes de carotenoides. Os vegetais verdes também fornecem uma boa quantidade de carotenos e vitamina A, como estes:

O nosso organismo fabrica vitamina A a partir do betacaroteno que se encontrão nas cenouras e nos espinafres. Comece a adicionar estes alimentos aos seus pratos quer sejam cozidos ou nas saladas em sumos, mas faça-o todos os dias para ter uma pele saudável e brilhante.

A quantidade recomendada, é de cerca de 500 microgramas de carotenoides por dia, o equivalente a duas peças de fruta ou 2 porções de legumes. Agora que já sabe quais os alimentos que deve comer para ter uma pele bonita, fica assim demonstrado, que a beleza vem de dentro e que o melhor tratamento para a pele é uma dieta saudável rica em frutas e legumes. Além de barato, ajuda também a manter o peso. Agora já não tem desculpa.

Aproveite e leia o nosso artigo sobre a dieta Perricone, uma dieta que revela os alimentos que deve comer para ficar com a pele bonita.

Exit mobile version