Site icon Mulher Completa

Como proteger a pele da luz artificial

Como proteger a pele da luz artificial

Não é só a luz do sol que faz mal à pele, mas também a luz azul dos smartphones, tablets, PC, pode fazer envelhecer a nossa pele, provocar rugas e manchas escuras e até mesmo acne. Este fenómeno moderno é conhecido como envelhecimento digital. Cada vez estamos mais expostos à luz azul dos ecrãs, por isso devemos proteger a pele da luz artificial emitida pelas novas tecnologias.

No entanto, existem várias maneiras de proteger-se da luz azul dos ecrãs, sem ter de desistir de usufruir das novas  tecnologias, pois é impossível viver sem elas. A questão está em saber como usá-las sem que isso afete a nossa pele e até mesmo a nossa saúde. Aqui daremos as princiapis dicas para proteger o seus rosto dos efeitos prejudiciais da emissão de luz azul.

Como proteger a pele da luz artificial

Há mais de 100 anos que a luz elétrica ilumina os nossos espaços e locais de trabalho, no entanto nos últimos 30 anos as novas tecnologias trouxeram consigo outro tipo de luz – a luz azul dos ecrãs. O trabalho obriga-nos a passar cada vez mais tempo no computador, mas também o nosso tempo de lazer é passado a ver as últimas novidades no Facebook, o que acontece no Instagram, a jogar no portátil, a ler jornais no computador ou tablet.

O smarthphone é outro ecrã que emite luz azul e ao qual estamos várias horas por dia expostos. Passamos horas à frente dos televisores de LED e à noite em vez de um livro lemos no tablet. Tudo isto, faz com que a nossa pele esteja constantemente exposta à luz artificial dos ecrãs várias horas por dia. Esta luz artificial é prejudicial para a nossa pele e saúde. Os olhos queimam e doem, dor de cabeça e fadiga, são também sinais que podem ser devidos à luz azul que emite estes ecras. Fique a saber melhor o que á a luz azul e porque é tão nociva para a nossa pele.

O que é a Luz Azul?

A luz azul, também conhecida como “luz visível de alta energia” (HEV – High Energy Visible Light), faz parte da luz solar, tal como a radiação UV. Como o nome sugere, é uma luz perceptível ao olho humano em tom azul com nuances púrpura. Mas não é apenas o sol que emite esta luz azul, também os ecrãs dos smartphones, tablets, laptops ou computadores, bem como as luzes LED e luzes de halogênio.

Como afeta a Luz Azul a pele?

Muitos estudos foram realizados para demonstrar os efeitos dos raios de sol UVA e UVB sobre a nossa pele, porém os efeitos da luz azul carecem ainda de investigação cientifica. No entanto os efeitos da luz azul começam a ser tomados em consideração, porque parece ser que os poucos estudos cientificos realizados revelaram que a luz azul dos ecrãs, causam danos à pele.

A luz azul é prejudicial para a nossa pele, porque o seu tipo de radiação HEV ( alta energia visível), penetra na pele tal como os raios solares UVA e UVB. A luz HEV leva à formação de radicais livres nas células, causando danos no ADN, que podem levar ao envelhecimento prematuro da pele, que se evidencia da seguinte maneira:

Além disso, a luz HEV pode enfraquecer e destruir a barreira natural da pele, facilitando a penetração de outras substâncias nocivas para a pele, podendo levar à destruição do tecido conjuntivo, como a elastina e o colagénio, que são responsáveis ​​pela firmeza e elasticidade da pele. O stress oxidativo causado pela luz azul sobre a nossa pele, é conhecido pelos especialistas, como envelhecimento digital. Uma questão, que cada vez mais vai desempenhar um papel importante no cuidado da pele.

Como proteger a sua pele da luz azul

Já que estamos cada vez mais expostos às novas tecnologias, é importante proteger a nossa pele da luz atificial. Este novo hábito deve fazer parte da rotina de cuidados diários. Proteger a sua pele dos  efeitos da luz azul ajudará a reduzir o envelhecimento prematuro da pele, bem como possíveis alergias e manchas escuras na pele.

Ainda que não exista estudos bastante contudentes a esse respeito, muitos dermatologos confirmam que a pele deve ser protegida da luz azul.

Existem várias maneiras adicionais de se proteger da luz HEV sem sacrificar as conveniências da tecnologia moderna:

O perigo da luz azul muito brilhante é menos conhecido. A luz azul pode ser filtrada com relativa facilidade.

Embora ainda não tenha sido desenvolvido um tipo de protetor solar especifico contra a luz azul, existe já produtos para o rosto com componentes especificos pensados para combater os efeitos nocivos da luz azul, bem como a poluiçao urbana.

Cremes contra os efeitos da luz artificial

Os cremes de uso diário é uma das melhores formas para proteger a sua pele da luz artificial, em especial os cremes com ingredientes para lutar contra os radicais lives. Os ingredientes ativos destes cremes ajudam a proteger a pele do rosto luz azul nociva, sao os seus antioxidantes que neutralizam os radicais livres que a luz azul HEV cria nas nossas células e, assim, proteger o nosso DNA. Certifique-se de se proteger de agressões externas.

Além dos antioxidantes, outro ingrediente que deve conter é o ácido hialurónico altamente concentrado, que fortalece a barreira da pele e, assim, garante que a luz HEV nao passe. Outros ingredientes tem antienvelhecimento que ajudam a completar e fazem de  escudo protector nutritivo e proteger a pele contra a poluição e os metais pesados.

Os cremes com protetores solares dos raios UVB e UVA, possui também ativos anti-envelhecimento e específicos, que também nos protegem contra a luz visível (luz azul HEV), combinando filtros físicos, que fazem um efeito de ecran total e filtros químicos, que absorvem a radiação solar e devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição; e filtros biológicos, que são os que retardam a oxidação celular.

Alimentanção contra a luz azul

A proteçao contra a luz azul, deve também ser feita de dentro, nao só por fora. Uma dieta saudável com muitos antioxidantes fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres criados pela luz HEV. Os antioxidantes naturais na dieta são ideais, porque eles fortalecer o sistema imunológico em geral, incluindo a pele e proteger contra a inflamação e envelhecimento prematuro. Alimentos ricos em oxidantes são todas as variedades frutos silvestres (mirtilos, morangos, amoras etc…), frutos secos como as nozes, tomate, brócolis, couve, abacate e frutas cítricas.

Para que a sua pele possa regenerar-se, proteja a sua pele da luz azul e comece a criar hábitos de desintoxicação digital. Desligue os dispositivos e desfrute do ambiente de forma natural. Passe menos tempo com os smartphones, em vez de ir para a cama a ver o que passa no Instagram ou na Netflix. Mude, faça uma pausa e leia um bom livro ou ouça a rádio para variar. E tudo em pról da nossa pele e da nossa saúde.

Exit mobile version