Fugir do sol para evitar as manchas no rosto pode fazer muito pela sua beleza, mas não tem porque ser assim. A exposição solar pode ter os seus benefícios, mas pode também fazer estragos na pele quando é feita em excesso e sem qualquer tipo de proteção. As manchas castanhas geralmente aparecem com a idade, após a exposição ao sol ou durante a gravidez. Aqui ficam alguns cuidados com a pele de modo a evitá-las ou a clareá-las.
Nunca é demais relembrar que a exposição solar deixa a pele sensível aos raios ultravioleta, potenciando a produção de melanina, uma substância responsável pelo escurecimento da pele, ou seja, o bronze natural. Quando essa exposição solar é feita em demasia, nas horas de maior calor e sem proteção, os efeitos do sol podem ser nefastos: envelhecimento precoce da pele, melanomas, manchas no corpo e, em casos mais graves, cancro da pele. Por todas estas razões, torna-se obrigatório ter cuidado com a exposição ao sol para evitar o aparecimento de algum destes problemas.
Tipos de manchas e porque é que aparecem
Existem diferentes tipos de manchas e não todas são causadas pelo sol e podem aparecer em qualquer idade. Entre elas, as manchas da gravidez, o cloasma, popularmente conhecido como pano da gravidez, e as causadas pelo tratamento estrogénico (terapia de reposição hormonal e pílula).
Certos medicamentos podem causar fotossensibilidade, por isso a exposição ao sol enquanto os toma pode provocar manchas na pele em algumas pessoas. É importante tomar medidas preventivas para evitar as consequências.
As manchas da idade, o chamado lentigo, pois o avançar da idade significa rostos expostos durante anos sucessivos ao sol, que acabaram por desenvolver um excesso de pigmentação, ou seja os melanócitos (as células que produzem a melanina) foram danificados pelo sol e o resultado é o aparecimento dessas manchas escuras.
As manchas de acne surgem sobretudo devido à inflamação causada quando as borbulhas são espremidas, o que pode levar ao desenvolvimento de hiperpigmentação. O sol pode agravar este problema.
E ainda existe o tipo de manchas brancas, que pode ter várias causas e nem sempre se relaciona com a exposição solar. O vitiligo é uma delas, e deve-se à falta de pigmentação (falta de melanina). Este problema de pele é mais complexo e ainda não existe um tratamento que possa curar.
Manchas no rosto causadas pelo sol
As manchas no rosto surgem depois de uma exposição solar recorrente e sem o uso de protetores solares com fator alto. Estas manchas castanhas surgem na zona do nariz, por cima das maçãs do rosto, nos ombros e no peito, isto é, as áreas que estão mais expostas à ação solar, daí a importância de proteger a pele do sol.
No geral as manchas escuras ou as da idade são pontos de pigmentação que aparecem por causa do sol que provocou o excesso de produção do pigmento melanina. Podem aparecer em todos os tipos de tons de pele, em particular, nas áreas mais expostas ao sol, como a cara, pescoço, costas ou mãos. As peles morenas e as que têm sardas são mais propensas. Em casos mais extensos, pode surgir o melasma no rosto, que se carateriza pelo aparecimento de manchas maiores na pele e que podem deitar abaixo qualquer autoestima.
Prevenção para evitar as manchas na pele
O importante é prevenir e não expor-se ao sol sem proteção. Proteger-se não implica apenas colocar protetor solar de meia em meia hora, mas sim evitar as horas de maior calor, hidratar-se bebendo muita água e utilizar chapéu de sol e óculos, procurando sempre alguma sombra. É importante também que conheça o seu fototipo cutâneo de modo a poder escolher o protector solar mais adequado ao seu tipo de pele, para evitar o aparecimento de manchas castanhas.
Clarear as manchas escuras
Para reduzir sua visibilidade existem algumas técnicas e truques para tornar a pigmentação da pele uniforme. Pode utilizar produtos cosméticos para atenuar as manchas escuras do rosto, como sérums ou cremes despigmentantes. Estes cremes dissolvem as concentrações de pigmento, ou seja o excesso de melanina. Estes tratamentos contêm minerais, retinol e vitamina C, que reduzem as manchas.
Em casos mais severos recorrer a procedimentos cosméticos como o peeling para eliminar as células mortas e, com elas, o excesso de pigmentação. Deve ouvir o conselho do seu dermatologista quanto ao processo a ser usado.
Dicas caseiras para atenuar as manchas castanhas
Pode recorrer a alguma receita caseira, como o uso de máscaras com ingredientes naturais. Aqui lançamos uma para que possa ver a sua pele melhorar. Misture uma colher de leite em pó, uma de mel, uma de sumo de limão e meia colher de chá de óleo de amêndoas. Misture tudo bem até obter um creme homogéneo e aplique nas manchas durante 15 minutos. Evite apanhar sol durante o processo e retire com água morna a máscara. Utilize-a sempre que necessário, até começar a remover as primeiras manchas.
Se prefere outros ingredientes, bata um pepino triturado com duas claras batidas em castelo e um pouco de água de rosas. Mexa tudo e aplique nas manchas durante meia hora. Tal como a primeira máscara, retire esta com água morna e use-a sempre que sentir necessidade. Não se esqueça que o caminho para não ter manchas na pele é mesmo a prevenção.
Deixe uma resposta