Site icon Mulher Completa

Esfoliantes caseiros – Uma receita para cada tipo de pele e problema

Esfoliar a pele é importante para que ter uma pele bonita e suave, sobretudo a pele do rosto. A esfoliação ajuda a remover as células mortas à superfície da pele, ajudando assim a que a pele respire melhor e que novas células possam crescer. A pele estará assim mais preparada para absorver melhor os cremes de rosto.

Existem os esfoliantes nas lojas, que podem ser comprados, mas para quem gosta de fazer em casa, pode preparar esfoliantes caseiros com ingredientes naturais e que ficam mais económicos. Neste artigo encontra algumas sugestões de receitas de esfoliantes caseiros que pode fazer de forma simples e sem gastar muito dinheiro.

Esfoliantes caseiros para o rosto e corpo

As células da pele estão em contínua renovação, normalmente após 28 dias temos uma nova pele. Mas se dermos uma ajudinha desde fora, este processo pode ser estimulado, sobretudo a partir de uma certa idade, é fundamental. Para tal, a utilização de um esfoliante caseiro, vai ajudar a remover as células mortas que se encontram na superficie da pele. Além disso estimula a circulação e ficamos com uma pele luminosa e saudável.

Para cada tipo de pele é importante que a receita do esfoliante caseiro contenha os ingredientes adequados ao seu tipo de pele. Sendo assim aqui encontra várias receitas, quer seja para o corpo, para a cara, peles sensíveis, oleosas com acne e muito mais. Se deseja saber mais sobre este tratamento, saiba aqui porque razão a esfoliação juda a renovar a pele.

Esfoliante caseiro para pele oleosa do rosto

Este esfoliante serve para fazer a esfoliação da pele oleosa, com e sem acne. Ingredientes:

Misture bem todos os ingredientes e aplique o produto no seu rosto. A aplicação deve ser feita com movimentos circulares, com a ponta dos dedos, sem pressionar nem esfregar muito. Retire o produto com água fria para ajudar a fechar os poros.

Esfoliante caseiro para o rosto com mel

Além do rosto, pode também ser aplicado nos lábios, vai precisar de:

Misture todos os ingredientes e passe sobre o rosto e lábios com movimentos suaves, deixe ficar alguns minutos e depois retire com água morna.

Para a pele normal

Ingredientes:

Modo de preparação:

Misture bem todos os ingredientes anteriormente descritos. Aplique o esfoliante com movimentos circulares. Retire o produto com água fria.

Esfoliante para a pele seca do rosto

Para quem tem a pele do rosto seca, deve utilizar esfoliantes suaves, que não contenham grânulos abrasivos. Aqui os ingredientes são as frutas e a sua capacidade natural de esfoliar, graças à enzima papaína contida na papaia, ajuda a remover as células mortas.

Com a ajuda de um garfo esmague a banana madura e misture com a polpa de um mamão maduro. Passe no rosto suavemente em movimentos circulares durante 1 minuto, depois deixe ficar 10 minutos a atuar, como se fosse uma máscara. Lave depois a cara com água morna para retirar a mistura.

Esfoliante caseiro para o rosto com acne

As peles oleosas com espinhas e impurezas, podem melhorar com este esfoliante de efeito anti-inflamatório. Depois da sua aplicação não se esqueça de hidratar bem a pele. Os ingredientes são:

Misture a argila de cura natural com uma chávena de chá de camomila morna até que forme uma papa, depois aplique no rosto com movimentos circulares. Deixe atuar cerca de 10 a 15 minutos, até que a máscara fique seca, depois deve enxaguar o rosto com água morna.

Máscara hidratante e esfoliante

Ingredientes:

Modo de preparação:

Misture os ingredientes anteriormente mencionados. Aplique na pele com movimentos circulares e deixe atuar durante cerca de vinte minutos. Retire o esfoliante com água morna.

Esfoliante caseiro com açúcar para o corpo

Este esfoliante com açúcar é um dos mais utilizados, serve para as partes do corpo mais ásperas, como os pés, cotovelos e joelhos. Aplique-o idealmente na hora do banho ou duche, depois das massagens, retire com água morna.

Ingredientes:

Misture os ingredientes, e se quiser um esfoliante corporal mais abrasivo, substitua o açúcar por sal grosso.

Esfoliante para a pele sensível

As peles sensíveis necessitam de ingredientes suaves, que não sejam abrasivos como o sal ou o açúcar. Se tem uma pele muito sensível, é melhor realizar um teste numa pequena área da pele do seu corpo para evitar possíveis irritações.

Misture os ingredientes e passe no rosto suavemente, assim que notar sensação de repuxamento, lave o rosto e hidrate.

Esfoliante de baunilha para o corpo

Ingredientes:

Amasse os ingredientes com um garfo de forma, se desejar pode adicionar também uma gota de extrato de baunilha. Aplique o esfoliante no seu corpo com movimentos circulares e depois retire com água morna.

Esfoliante de café para a celulite

Este esfoliante para o corpo é sobretudo ideal para estimular a circulação sanguínea nas coxas e eliminar a celulite.

Ingredientes:

Modo de preparação:

Junte todos os ingredientes e bata muito bem. Em seguida aplique o esfoliante com movimentos circulares. No final, retire o produto com água morna.

Esfoliante suave para o rosto de leite e aveia

Os flocos de aveia é um ingrediente essencail para esfoliar o rosto em casa, sobretudo as peles que necessitam tratamentos suaves. Ajuda a limpar eliminando impurezas sem causar danos nem irritações na pele. Os ingredientes que vai precisar são:

Misture muito bem todos os ingredientes e deixe de remolho cerca de 10 minutos, para que os flocos de aveia absorvam o leite. Depois aplique o esfoliante com movimentos circulares. A sua pele deve estar húmida. Quando terminar, retire com água morna.

Dicas

Os esfoliantes caseiros apesar de serem feitos com ingredientes naturais podem em alguns casos provocar alergias, por isso antes de usar, teste o produto feito por si, numa zona do corpo. Não guarde o que sobrar, cada vez que necessitar faça um novo no momento e nunca os prepare com antecedência.

Exit mobile version