Site icon Mulher Completa

Cuidados com a pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

No tratamento do rosto tendemos muitas vezes a negligenciar o fator “idade”, mas é um dado adquirido que uma pele jovem não necessita de os mesmo cuidados de uma pele mais madura. É de extrema importância adaptar os cuidados com a pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos para manter a pele saudável e minimizar os vestígios do passar do tempo em cada faixa etária.

 Aos 20 anos

É nesta idade que a pele é mais negligenciada, pois existem poucos sinais de envelhecimento. Mas é importante ter consciência de que o melhor remédio é a prevenção. Um dos principais cuidados com a pele aos 20 anos é evitar a exposição ao sol e usar protetor solar todos os dias. É essencial, pois logo desde cedo surgem alterações no DNA provocadas pelo sol, que mais tarde darão origem a rugas e manchas.

Nesta idade a pele tende ainda a ser oleosa, por isso a limpeza deve ser feita com um sabonete específico para peles oleosas e aconselha-se a utilização de um tónico adstringente para tratamento de poros obstruídos. Utilize cosméticos oil free e um creme hidratante à base de ácido salicílico.

Aos 30 anos

As primeiras rugas começam a surgir por volta dos 30 anos e, tentando atenuar as marcas que surgem, a maioria das mulheres exagera no uso de cosméticos, por vezes desadequados à idade. É importante investir em cremes para o rosto a partir dos 30 anos, que estimulem a produção de colagénio e elastina, como o ácido retinoico, a vitamina C e o retinol.

Um hidratante rico em vitamina C é um excelente oxidante e ajudará a manter a pele com aspeto jovem. Não se deve descuidar a rotina de limpar, tonificar e hidratar de manhã e à noite. E o uso de protetor solar de no mínimo FPS 30 durante o dia continua a ser obrigatório, para evitar o envelhecimento da pele provocado pelo sol. Os raios UV são os causantes do 80% do envelhecimento prematuro da pele.

Aos 40 anos

Nesta faixa etária a produção de colagénio e elastina sofre uma queda muito acentuada. Surgem mais rugas e a flacidez torna-se visível, nomeadamente na zona do pescoço e da mandíbula, dando um ar cansado. É também frequente uma tez mais baça e ressequida.

Recomendam-se cremes hidratantes que reafirmem a pele e promovam a produção de colagénio nos cuidados do rosto aos 40 anos. Não se esqueça de colocar o creme hidratante também na zona do pescoço. Alargue a colocação do protetor solar às mãos e ao peito de forma a evitar o surgimento de manchas comuns nesta idade.

Aos 50 anos

Nesta idade a hidratação da pele diminui, surgindo partes do rosto secas, mas também acumulação de líquidos noutras partes, dando origem a zonas mais inchadas, como os papos debaixo dos olhos. Os melanócitos, estrutura da pele responsável pela melanina, também estão mais desgastados, dando origem a manchas. A produção de colagénio continua baixa, surgindo mais rugas e acentuando-se a falta de elasticidade.

O melhor creme anti-idade para os 50 anos deve conter, para além de hidratar, ácido hialurónico, fórmulas antioxidantes, retinol, coenzima Q10, hidroquinona, tretinoína ou isotretinoína também serão ótimos aliados. Dê especial atenção ao contorno dos olhos e da boca, pois são zonas que tendem a mostrar maiores sinais de cansaço. Se possível, use um creme anti-idade para cada uma destas regiões.

Aos 60 anos

Nesta idade, por norma as rugas e a flacidez são bastante evidentes, assim como a papada na zona do pescoço. É aconselhado continuar a usar-se o ácido hialurónico, para ajudar a manter a pele com alguma elasticidade. Cosméticos com argireline e tensine também são recomendados, pois promovem um efeito lifting imediato que atenua os sinais da idade. Não esquecer de continuar a aplicação do protetor solar todos os dias e beber muita água.

Exit mobile version