Site icon Mulher Completa

Como guardar a roupa de inverno?

Chegou o momento de guardar a roupa de inverno. Os dias são cada vez mais quentes e o tempo bom só pode pedir roupas frescas e novas cores. O Inverno fica para trás, é hora de arrumar os casacos, as camisolas, calças e ganhar espaço no armário para colocar a roupa da nova estação.

No momento de guardar a roupa de inverno, cada peça exige cuidados apropriados, para que quando volte outra vez a necessitá-la, possa encontrá-la em perfeitas condições e sem surpresas desagradáveis.

Como deve guardar a roupa de inverno e cuidados a ter

O primeiro a fazer é desfazer-se da roupa que não vai voltar a vestir no próximo outono/inverno. Pode dar, ou doar a uma instituição de caridade ou colocar nos contentores de recolha de roupa específicos para tal fim. Desta forma, não só estará a ajudar a quem possa necessitar como também deixa espaço livre no roupeiro.

Depois é lave toda a roupa de inverno antes de guardar para evitar o aparecimento das inesperáveis manchas que se tornam resistentes e difíceis de remover mesmo com sucessivas lavagens. A roupa branca ganha manchas amarelas se for guardada suja, com nódoas de comida, manchas de transpiração e cheiro a desodorizantes. Além disso, a sujidade na roupa atraem as traças.

Lave a roupa de inverno com pouco detergente, sem amaciador e lixívia, para evitar os odores fortes que os detergentes deixam na roupa quando têm de ficar guardadas durante muito tempo e porque atraem as traças. Depois de lavadas deixe secar em ambiente arejado e limpo, se é possível ao sol. Se tem secador de roupa, pode utilize-o nestas situações. A roupa deve secar bem, para evitar qualquer resto de humidade.

Como é feita a arrumação das roupas

Depois de tudo lavado e secado, a arrumação das roupas deve ser feita em sacos ou caixas para não apanharem humidade, pó e ácaros. Dobre a roupa de forma cuidadosa e mantenha as dobras originais. Tudo o que tenha botões ou fechos, como camisas, blusas, casacos, blusões devem ficar abotoados ou fechados, para evitar a sua deformação.

Sacos para guardar roupa

Os sacos de tecido são os mais adequados para guardar a roupa, porque permitem a circulação do ar entre a roupa. A roupa precisa de ventilação, porque senão pode levar à formação de mofo. Como os sacos são escuros, coloque rótulos, para mais adiante saber identificar o que está em cada saco.

Como guardar roupas de inverno em caixas

As caixas de plástico são também adequadas, sobretudo para gurdar as roupas de inverno num lugar muito húmido. No entanto, é possível que a roupa possa ficar amarelenta, mas este problema fica resolvido se a roupa for envolvida em sacos de algodão ou papel de seda azul, e depois colocada nas caixas.

Outra opção é guardar a roupa em caixas de cartão, no entanto esta opção não é a ideal, sobretudo se as caixas vão ser colocadas em zonas húmidas. Além disso, as caixas de cartão podem atrair as traças e outros insetos. A roupa que deve ficar pendurada, como os conjuntos, fatos, vestidos de festa, sempre devem ser colocadas em cabides de madeira, protegidas com papel de seda.

Guarde as roupas por categorias, camisolas com camisolas, casacos com casacos, calças com calças e assim sucessivamente. Guarde as peças de roupa delicadas separadas. As peças de seda, organza ou caxemira, ou qualquer outra peça delicada, não guarde em sacos de plástico, envolva-os em papel de seda, ou armazene-os em sacos que sejam 100% algodão.

Proteger a roupa de inverno das traças e insetos

Uma precaução a ter ao guardar a roupa de inverno e para evitar uma desagradável surpresa quando for retirar novamente a roupa na seguinte estação e encontrar buraquinhos, coloque bolas de naftalina que é o mais indicado para repelir as temíveis traças, ou se preferir recorra a opções mais naturais: bolas ou blocos de madeira de cedro, ervas aromáticas secas (alecrim, alfazema, tomilho, hortelã, cravinho) e até mesmo casca de laranja ou limão secas. A alfazema ou lavanda são também boas soluções contra as traças.

Faça misturas de estas ervas e mete-as dentro de saquinhos e coloque-os distribuídos por todas as caixas ou sacos onde guardou a roupa para evitar encontrar roupas cheia de buracos na seguinte estação. Um truque caseiro para proteger a roupa da humidade e mofo é colocar dentro das caixas onde guardou a roupa, saquinhos de pano com bicarbonato. O bicarbonato tem efeito desodorizante e absorve a humidade.

Depois de guardar a roupa de inverno nas suas respectivas embalagens, coloque-as nos armários na parte superior para deixar as partes centrais e acessíveis do roupeiro livres, podendo também colocar-las em arcas e até mesmo debaixo da cama, mas evite garagens, caves e sótãos, pois a roupa deve ficar guardada num local fresco, seco, escuro e bem arejado

Guardar o calçado de inverno

Para guardar o calçado de inverno sapatos, botas, o primeiro a fazer é limpar, escovar e depois de arejarem, encha o interior com papel, como revistas ou jornais para manter a forma original e não acumular humidade.

Guarde-os nas caixas onde os comprou, ou outras caixas específicas que pode comprar para tal efeito, desta forma irá evitar a deformação dos sapatos. Convém colocar dentro da caixa um saquinho anti-humidade se são guardados num lugar húmido, também pode polvilhar o interior dos sapatos com pós desodorantes, para encontrá-los na próxima temporada, outra vez funcionais.

Acessórios

As luvas, lenços, cintos, meias, bonés e outros pequenos acessórios, devem ser guardados em caixas. Coloque as carteiras em sacos e introduza no interior papel para não deformarem. Para não ganharem bolor coloque no interior um saquinho de sílica gel.

Como guardar a roupa de cama

A roupas de cama, cobertores, mantas, colchas e edredões, devem também ser lavados, sacudidos e arejados e tudo devidamente embalado antes de ser guardado. Existe o sistema de embalagem a vácuo, que permite poupar espaço no armário, pois os sacos fechados a vácuo ocupam menos espaço e garantem um armazenamento à prova de pragas, pó e mofo. No entanto evite este sistema se tem um edredão de penas, porque a compressão pode danificar as penas.

Guardar a roupa de inverno com os cuidados pertinentes é a garantia de que quando a estação do frio voltar novamente, é só desempacotar e encontrar a sua roupa em perfeito estado, quase como nova e pronta a ser utilizada.

Exit mobile version