Se pensa em começar a fazer algum exercício físico mas não tem paciência nem energia para as típicas aulas de ginásio, fique a saber mais sobre os benefícios de praticar Pilates.
Este método serve para todas as pessoas e idades, por isso se pensa em optar pelo Pilates, são muitas as suas vantagens, além de tonificar o corpo, é um método que promove o bem-estar e que tem inúmeros benefícios para a saúde de quem o pratica. Mas em que consiste exatamente? De onde vem e o que é o Pilates?
O que é o Pilates?
O Pilates não é considerado um desporto, mas sim uma prática, ou mais especificamente um programa de condicionamento físico. Este método, criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates no início do século XX, é constituído por cerca de 500 exercícios específicos que promovem o bem-estar físico e emocional.
O criador deste método acreditava que a saúde física e a mental eram indissociáveis, daí o seu método abranger o ser humano como um todo. O Pilates reúne elementos de técnicas orientais e ocidentais e os seus objetivos passam pela prevenção de danos derivados da má postura e pela melhoria da capacidade de resistência ao esforço.
Pilates baseia-se em seis princípios fundamentais:
- concentração
- respiração
- controlo
- centralização
- precisão
- fluência de movimentos
Cada aula começa com o alinhamento da coluna de forma a chegar à chamada postura neutra, que deve ser mantida durante toda a sessão. Os exercícios têm por base a anatomia humana e utilizam o peso do próprio corpo. Alguns exercícios utilizam também a chamada “bola de Pilates” que ajuda a treinar e a fortalecer os músculos de base, ou seja, músculos que permitem a estabilidade do corpo e a boa postura.
Benefícios de praticar Pilates
- Estimula a circulação
- Aumenta a flexibilidade, a força muscular e a coordenação motora, permitindo por isso, que o praticante aprenda a controlar os seus músculos e fique em sintonia com o seu corpo
- Melhora o equilíbrio e ajuda a corrigir a postura
- Pilates tonifica o corpo, fortalecendo os músculos, promove a perda de peso e reduz o perímetro abdominal
- A nível psicológico, diminui o stresse e a ansiedade e melhora a concentração
- Ao trabalhar os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade ao mesmo tempo que previne a incontinência urinária
- Como treina vários grupos musculares em movimentos suaves, ajuda na recuperação de lesões assim como no desempenho desportivo
- No geral, todos os benefícios de Pilates se traduzem na promoção da saúde e do bem-estar a todos os níveis
Esta prática é para todos?
Qualquer pessoa pode praticar Pilates, pois o método é adaptável a todas as idades e pode funcionar como complemento ao tratamento de diversas doenças físicas ou emocionais. Mesmo atletas de alto nível podem seguir este método como atividade complementar. É também indicado para mulheres em período pós-parto e a pessoas mais velhas, que pretendam manter-se ativas, mas não tenham condições de frequentar ginásios ou praticar atividades desportivas.
O Pilates pode também ser praticado por crianças, sendo que os exercícios são ministrados através de atividades mais lúdicas que mantém a criança motivada e interessada. Além de todas as vantagens descritas, a prática de Pilates ajuda a amenizar as dores musculares por vezes associadas ao crescimento.
Depois de conhecer os benefícios de praticar Pilates e se deseja ter o corpo em forma e tonificado, sem grandes músculos, Pilates é para si! Esta prática pode também ser praticada em casa, pois não é necessário grandes equipamentos, apenas roupa confortável e alguns acessórios, mas opcionais, como o tapete de pilates e a bola.
Deixe um comentário