Nem sempre é fácil diminuir o açúcar na alimentação porque dificilmente conseguimos resistir a uma mousse de chocolate após o almoço ou a uma fatia de bolo com recheio à hora do lanche, por exemplo. Os doces proporciona-nos uma sensação de bem estar e são alimentos muito saborosos.
Porém, consumir em excesso alimentos açucarados traz-nos graves problemas de saúde. Cáries dentárias, obesidade, doenças cardiovasculares diabetes e até mesmo alguns tipos de cancro, são algumas das consequências que o ingestão exagerada de açúcar pode provocar no nosso organismo, para além de poder afetar o cérebro prejudicando a aprendizagem e a memória.
Como diminuir o açúcar na alimentação
Quando falamos em reduzir o açúcar, isto não significa apenas que não devemos deitar açúcar no café, ou deitar só a metade, ou substituí-lo por adoçante. Isto é muito mais abrangente! É também muito importante descobrir em que alimentos, o açúcar está oculto. Estes alimentos devem ser evitados ou comidos muito de vez em quando.
Muitos dos alimentos que comemos diariamente possuem, na sua constituição, teores de açúcar natural em quantidades suficientes para satisfazer as necessidades no organismo. O açúcar vindo dos hidratos de carbono representam a principal fonte de energia. Não se preocupe com os açúcares encontrados de forma natural nas frutas, vegetais frescos, e produtos integrais!
Esta energia é necessária para o corpo. No entanto, a maioria das pessoas come muito açúcar, como o açúcar de mesa, os hidratos de carbono refinados, farinhas brancas, doces, frutas secas desidratadas, até mesmo o mel, sumos de frutas, refrigerantes. Todos estes açucares podem ter diferentes efeitos negativos no corpo. Os mais conhecidos são os que contribuem para a formação da cárie dentária e a obesidade. Por esta razão, a adição de açúcar nos alimentos deve ser evitada. Siga os próximos conselhos, que o ajudarão a diminuir o açúcar na alimentação.
Conselhos para reduzir o açúcar:
- Reduza a quantidade de açúcar das receitas de doces, ou melhor, evite comer muitos doces;
- Habitue-se aos sabores naturais dos alimentos, como por exemplo o iogurte natural, leite simples, entre outros;
- Evite os refrigerantes e beba mais água e sumos naturais;
- Evite o consumo de gomas, rebuçados, chocolates…;
- Coma menos alimentos processados e priorize os frescos e naturais;
- Quando tiver de escolher a sobremesa opte por uma peça de fruta;
- Prefira os lanches saudáveis;
- Tenha atenção aos rótulos dos alimentos e opte pelos que apresentam, na sua composição, menor teor de açúcar;
- Tenha cuidado com os produtos dietéticos, também contêm açúcar;
- Prefira os bolos secos, evitando os que têm coberturas ou recheio com cremes;
- Pratique exercício físico. Entre outros benefícios, ajuda a tirar o foco do apetite;
- Ao pequeno almoço prefira os cereais ricos em fibras sem açúcar e adicione mel ou fruta fresca;
- Evite a fruta seca ou enlatada, a fruta de época contém menos açúcar e mais vitaminas;
- Se beber café ou chá, adicione menos açúcar;
- Opte pela pastilha sem açúcar, pois para além de disfarçar o mau hálito e não provocar cáries, diminuiu a fome.
O consumo em excesso é prejudicial à saúde e qualquer esforço para cortar o açúcar da alimentação só traz benefícios para o nosso bem estar, para além de combater o excesso de peso, previne os diabetes tipo 2 e reduz em 90% o risco de doenças cardíacas.
Deixe um comentário