Quando falamos de beleza e estética, um dos problemas que mais preocupa tanto os homens como as mulheres de hoje em dia é o envelhecimento precoce. Pois pouca gente gosta de ver as marcas que o passar do tempo deixa na pela e no corpo, verdade? Apesar de o envelhecimento ser algo natural no ser humano e que, mais cedo ou mais tarde, não conseguiremos controlar muitas pessoas lutam contra isso recorrendo a inúmeros métodos de tratamento, produtos e até cirurgias que permitem atenuar as marcas do tempo.
Porém, esses recursos nem sempre estão ao alcance das possibilidades económicas de cada um. Se tem de apertar o cinto por causa da crise, esqueça os cremes e botox caros e as cirurgias plásticas dispendiosas e comece a incluir na sua alimentação os frutos vermelhos. Os morangos, amoras, framboesas, mirtilos, groselhas, entre outros possuem propriedades antioxidantes que fazem destes alimentos poderosos aliados no combate ao envelhecimento prematuro. Os seus nutrientes antioxidantes destroem a acção dos radiais livres, moléculas instáveis originadas pela respiração das células, pelo stress, poluição, tabagismo e maus hábitos alimentares.
Os benefícios que os frutos vermelhos trazem para o nosso organismo são inúmeros:
- Melhoram a circulação sanguínea e transportam pelo corpo os nutrientes essenciais para manter uma pele jovem.
- São ótimos protetores naturais contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, um dos principais responsáveis do envelhecimento prematuro da pele.
- Diminuem o apetite pelos doces. Os frutos vermelhos são constituídos pela frutose (açúcar natural) com baixo índice glicémico que prolonga a sensação de saciedade. Uma dieta com baixo teor glicémico auxilia no controlo da pressão sanguínea e do colesterol.
- Incluir na sua dieta os frutos vermelhos ajuda a manter o peso e queimar gordura.
- Para além de combaterem o envelhecimento das células também ajudam na prevenção de alguns tipos de cancro.
- Algumas substâncias presentes nos frutos vermelhos (quercitina e fitonutriente derivados dos flavonoides), abrandam os sintomas das alergias.
- O consumo de frutos vermelhos minimiza os efeitos do stress e ansiedade, através da vitamina C.
- As propriedades antioxidantes destes frutos aumentam também a proteção imunitária contra gripes e infecções.
- Reduzem o risco de enfarte ou AVC, mantendo baixos os níveis de mau colesterol.
- No que respeita concretamente à mulheres estes frutos diminuem os problemas associados à menstruação e fortalecem os tecidos do útero.
- As groselhas e os mirtilos ajudam a purificar o sangue e as amoras pretas são uma ótima fonte de energia.
- A riqueza em minerais que estes frutos contêm, principalmente cálcio, potássio e magnésio fortalecem ossos e dentes e auxiliam no bom funcionamento dos músculos, coração e sistema nervoso.
Como teve oportunidade de verificar neste artigo, o consumo diário de frutos vermelhos traz inúmeros benefícios para a saúde, para além de ajudar a manter a nossa jovialidade. Vale a pena integrá-los nas nossas refeições.
Deixe um comentário