Site icon Mulher Completa

Cinco tendências alimentares para 2018

Hoje em dia são cada vez mais as pessoas que optam por um estilo de vida mais saudável, o que de certa forma leva a uma revolução no mundo da nossa alimentação. Atualmente existem cada vez mais, novos alimentos naturais, por isso conheça as 5 tendências alimentares para 2018 e acredite, muitas delas vêm para ficar.

São muitos os estudos que evidenciam os benefícios para a saúde de certos alimentos, como a cúrcuma com propriedades quase medicinais, ou as sementes de cânhamo, como uma excelente fonte de proteína vegetal, podendo substituir a de origem animal e muitas outras!

5 Tendências alimentares 2018

A consciência alimentar cada vez mais forte leva as pessoas a trocar os seus hábitos de alimentação por outros mais saudáveis. Para tal, o primeiro a fazer é começar a introduzir na sua dieta novos alimentos. Todos estes alimentos encontram-se à venda nos supermercados. Comece já a introduzi-los no carrinho da sua compra!

Produtos biológicos

Esta tendência alimentar tem vido a ganhar cada vez mais adeptos, pois são cada vez mais as pessoas que procuram alimentos livres de químicos e cada vez mais procuramos alimentos que saibamos as suas origens, pois hoje queremos saber a 100% o que comemos. Uma alimentação baseada em produtos bio passa pelo consumo de fruta, legumes, lacticínios e carne. Comece a incluir alguns destes alimentos bio na sua compra semanal.

Sementes de cânhamo

Quem deseja comer mais proteína de origem vegetal, as sementes de cânhamo fazem parte das tendências alimentares 2018. As sementes de cânhamo foram durante muito tempo um alimento praticamente ignorado, mas está de volta e com boas razões. É saudável e contém muitos nutrientes, é rico em aminoácidos e, protanto, proteína ​​e contém vitamina E e ácidos gordos gordos ómega-3 e omega-6 (gorduras saudáveis) numa proporção ideal que é de 3:1 (omega 3 e ómega 6). Portanto, para quem quer comer mais proteína vegetal e reduzir a proteína animal, as sementes de cânhamo são ótimas.

Cúrcuma

Os condimentos sempre fizeram parte da nossa alimentação mediterrânica, pois com estes conseguimos dar alma e sabor a todos os nossos pratos. Contudo hoje em dia alguns condimentos passaram a ter uma ação determinante sobre a nossa saúde, como é o caso da cúrcuma, também conhecido como açafrão-das-índias, mas que não deve ser confundida com o Açafrão.

Esta especiaria entra então assim na nossa lista de tendências alimentares de 2018, tudo isto graças aos seus poderes medicinais, pois a cúrcuma tem uma grande ação anti-inflamatória. Sendo assim podemos afirmar que a cúrcuma pode ser uma das especiarias que atua na prevenção de algumas doenças, promovendo assim o aumento da nossa longevidade. Utilize como condimento para molhos, sopas, arroz etc.

Bagas de Goji

Durante 2017 as bagas goji foram ganhando cada vez mais fãs, não fosse este fruto um ótimo alimento rico em vitamina C. Pois graças ao seu alto teor de vitamina C estas bagas proporcionam uma proteção elevada do nosso sistema imunológico. Contudo em 2018 estas bagas continuam a brilhar, sendo cada vez mais usadas na nossa alimentação e começam até a fazer parte da lista principal de ingredientes de alguns produtos de grandes marcas.

Com estas simples bagas podemos dar cor à nossa alimentação com o grande benefício de prevenirmos algumas doenças e ainda tem a grande vantagem de contribuírem para a perda de peso. Se quiser obter todos os benefícios destas bagas maravilhosas consuma-as de manhã, assim irá conseguir chegar ao final do dia com muito mais energia e boa disposição.

Matchá

Hoje em dia procuramos cada vez mais alimentos que nos permitam manter o peso certo, ou até mesmo auxiliar no nosso emagrecimento e acreditem o Matchá poderá ser a solução que nos vai ajudar a chegar aos nossos objetivos.
Matchá é nada mais nada menos que um chá verde com inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Graças à sua ação antioxidante este chá promove o aumento da queima de gorduras, controla os níveis de colesterol, graças à sua elevada quantidade de fibras e ainda tem uma elevada ação relaxante graças à presença de um aminoácido que permite aumentar a concentração e baixar os níveis de stress.

Frutas desidratadas

Tornam-se cada vez mais num dos melhores snacks para quem não tem muito tempo, ou até mesmo para quem quer manter a linha sem cair na tentação. As frutas desidratadas fazem cada vez mais parte da nossa alimentação pois são deliciosas e acima de tudo permitem-nos ter um lanche saudável em qualquer lugar ou ocasião, não fossem elas super fáceis de transportar.

No entanto, é preciso moderação, pois têm o dobro de calorias, que a fruta fresca. Nos supermercados encontra varias opções de frutas desidratadas, como figos secos, ameixas secas, damasco desidratado… escolha as versões sem açúcar adicionados.

São cada vez mais as pessoas que fazem da alimentação um estilo de vida, não apenas pela mera ingestão de alimentos, mas também consciente dos benefícios para a saúde de certos alimentos, por isso estas 5 tendências alimentares 2018 podem ir ao encontro de essas necessidades que têm como foco principal a saúde.

Exit mobile version