Site icon Mulher Completa

A Dieta Paleolítica

a dieta paleolítica

dieta paleolítica é um regime alimentar que tem como principal objetivo proporcionar mais saúde e bem-estar à mulher, ao mesmo tempo que permite uma interessante perda de peso. Isto tudo através do consumo de certos alimentos com efeitos positivos para o seu organismo – e segundo esta dieta, os melhores alimentos são aqueles que podem ser consumidos crus, ou seja, sem exigirem necessariamente modificações.

Este é assim um regime alimentar algo alternativo em relação à alimentação moderna, onde os produtos industrializados e processados costumam marcar uma forte presença. Nesta dieta paleolítica isso não acontece e procuram-se sempre as opções mais naturais e saudáveis. Aliás, estas eram as opções que já faziam parte da alimentação humana há muito tempo atrás – antes ainda da era da produção agrícola, ou seja, quando éramos apenas caçadores recolectores.

No fundo, esta dieta parte do pressuposto que devemos procurar nos nossos ancestrais alguma inspiração para servir de base à nossa alimentação atual. Com isto, pretende-se que a mulher evite alguns erros comuns na alimentação e que deixe de lado alimentos que podem causar problemas de digestão, alergias e outras intolerâncias alimentares. Assim, ela irá conseguir alcançar uma importante sensação de bem-estar e emagrecer como deseja.

Os prós e os contras em voltar ao paleolítico

Ao ser recomendada uma grande ingestão de frutas e legumes e incluindo também carne, peixe, marisco e ovos, a dieta paleolítica é rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Simultaneamente esta é uma dieta pobre em sal, gorduras saturadas mas também em hidratos de carbono.

Em geral, a dieta paleolítica é uma excelente forma de cuidar da sua linha pois permite emagrecer, através dela a mulher consegue perder até 7 quilos no primeiro mês; após este tempo, a perda de peso pode continuar mas a um ritmo mais lento.

Além disso, esta dieta traz também outros grandes benefícios para o corpo e a saúde da mulher: combate o cansaço, dores de cabeça, flacidez muscular, problemas como a prisão de ventre, etc.

No entanto, nada é perfeito e existem algumas contraindicações: esta dieta não abrange todos os nutrientes como por exemplo os hidratos de carbono que oferecem energia e o cálcio que fortalece os ossos. Aliás, salientamos também que a carência de cálcio (devido à exclusão dos produtos lácteos) torna esta dieta inapropriada para adolescentes, mulheres em período de menopausa ou qualquer pessoa que já sofra de alguma falta deste nutriente.

Alimentos a incluir na dieta paleolítica

Os alimentos que constituem esta dieta são os seguintes:

Carne e peixe (menos processados possível; aliás é comum recorrer-se a alimentos fumados ou mesmo crus);

Marisco e bivalves;

Ovos;

Sementes de oleaginosas;

Legumes folhosos;

Fruta (em abundância e diversidade, porém deve-se optar pelos frutos silvestres em detrimento de outros frutos que sofrem alterações ou que possuem mais calorias);

Mel (ainda que muito raramente);

Entre outros.

Por outro lado, a dieta paleolítica não inclui:

Açúcar (e produtos açucarados);

Produtos processados;

Produtos lácteos;

Cereais;

Leguminosas (feijão, grão, lentilhas, soja, etc)

Batata;

Café;

Álcool;

Etc.

E para facilitar mais a tarefa a todas as mulheres interessadas nesta dieta, segue um plano alimentar que poderá servir de orientação para organizar a sua alimentação no dia-a-dia segundo esta dieta:

Pequeno-almoço

Ovos mexidos com presunto ou 100g de fiambre de frango/peru.

Meio da manhã

1 peça de fruta.

Almoço

1 prato de legumes cozidos + carne grelhada ou 1 prato de arroz de tomate + peixe no forno.

Jantar

1 prato de salada mista + peixe branco cozido a vapor ou 1 prato de legumes cozidos + marisco grelhado ou 1 prato de salada mista + tortilha francesa.

Resumindo, faça compras saudáveis e comece a dieta paleolítica para ganhar saúde e perder peso!

Exit mobile version