A dieta cítrica proporciona a todas as mulheres uma perda de peso moderada e adequada, sensivelmente 3 quilos durante 2 semanas.
Como sabemos, nem sempre é fácil encontrar a dieta ideal para nós. Cada mulher é única, com objetivos, expectativas e motivações diferentes; além disso o dia a dia e as necessidades também variam. Assim, o que acontece muitas vezes é que uma dieta pode-se adaptar perfeitamente a uma mulher mas não resultar minimamente noutros casos.
No entanto, se neste momento se sente algo insatisfeita com o seu corpo e se quer livrar de alguns quilos que estão a mais, vale sempre a pena procurar novas soluções. Talvez seja uma boa altura para experimentar por exemplo, a dieta cítrica.
Uma coisa é certa: a fruta é sempre uma boa opção para a sua dieta. Todas as mulheres já devem conhecer as maravilhas da fruta, por isso inclui-las nas suas refeições é sempre benéfico. Mas aqui salientamos especificamente as frutas cítricas, pois tal como o seu nome indica, a dieta cítrica é composta por citrinos: limão, laranja, toranja, tangerina, clementina, kiwi, etc.
Já agora, também poderá ser uma boa ideia ponderar dietas em que uma destas frutas cítricas ganha um lugar de destaque, como acontece com a dieta da toranja ou a dieta do kiwi ( que iremos partilhar futuramente ).
Os Benefícios da Dieta dos Citrinos
Tal como outras dietas em que a fruta é um elemento essencial, como por exemplo a dieta das frutas, também esta dieta cítrica aproveita os benefícios gerais da fruta. Porém, aqui salientamos ainda as vantagens em optar pelas frutas cítricas: estas possuem muitas vitaminas e também antioxidantes que tornam esta dieta uma importante fonte destes nutrientes essenciais para a sua saúde e bem-estar.
Começando pelas vitaminas, os citrinos, elemento base desta dieta, possuem vitaminas A, do complexo B e claro a vitamina C que tanto fortalece o seu sistema imunitário. E sendo ricas em antioxidantes, o consumo de frutas cítricas ajuda a reduzir o risco de doenças graves e diminuir também a danificação celular, dando-lhe assim um aspeto mais jovem.
Quanto à perda de peso, os citrinos possuem uma substância designada de inositol que favorece bastante a eliminação de gordura, para além de baixar significativamente os níveis de colesterol no sangue. Além do que, são frutas com muita água e pouco açúcar, apresentando poucas calorias: por cada 100 gramas, o limão possui apenas cerca de 26 calorias enquanto que a laranja tem 42 calorias.
Opções para Refeições da Dieta Cítrica
Uma das grandes dificuldades de quem tenta fazer dieta, para além de todo o aspecto motivacional, é planear e organizar as refeições. Cientes da dificuldade desta tarefa elaboramos para si um menu que poderá seguir no seu dia-a-dia. Deverá apenas escolher uma das quatro hipóteses em cada refeição.
Pequeno-almoço
1 iogurte magro com cereais + 2 fatias de pão com um pouco de mel + 1 copo de sumo de uva e laranja.
1 chávena de café com leite desnatado, 1/2 chávena de cereais (sem adição de açúcar) + 1 copo de sumo de laranja.
1 salada de frutas cítricas + 1 copo de sumo de limão.
2 fatias de queijo + 1 ovo + 1 copo de sumo de toranja.
Almoço
Peito de frango grelhado com sumo de limão + salada de agrião temperada com um pouco de azeite + 1 kiwi com iogurte.
Arroz integral + feijão + salada de espinafre e abóbora.
Lombo de porco magro temperado com limão + puré de abóbora + 1 laranja.
Salada de atum com agrião e vinagrete temperado com limão, azeite e pimenta + legumes cozidos.
Lanche
1 chá ou café com leite desnatado + 2 fatias de queijo.
1 kiwi.
1 salada de frutas cítricas.
1 gelatina de frutas.
Jantar
Bife de lombo + salada de tomate + tangerina aos pedaços com iogurte.
Posta de peixe temperado com limão + 2 maçãs fatiadas e temperadas com sumo de toranja.
Caldo de legumes + 1 chávena de arroz integral com queijo derretido + uvas.
Bife + 1 tomate + 1 salada com cenoura ralada e ovo cozido + salada de frutas cítricas com iogurte.
Por tudo isto, não duvide que a dieta cítrica é muito vantajosa para a sua saúde e também lhe permite emagrecer com mais facilidade. Comprove!
Deixe um comentário