A intolerância ao glúten é um problema bastante comum. É caracterizado por reações adversas ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Este mal muitas vezes não diagnosticado, pode prejudicar gravemente o bem-estar da pessoa afetada. Se pensa que pode ter este problema, confira abaixo os 6 sinais de intolerância ao glúten e aconselhe-se junto de um médico.
A doença celíaca é a forma mais grave de intolerância ao glúten e não tem cura. É uma doença autoimune que afeta cerca de 1% da população e pode levar a danos no aparelho digestivo. Resulta da incapacidade do organismo para digerir a proteína, o que resulta, entre outras patologias, danos na mucosa intestinal que provocam diarreia, inchaço e desconforto abdominal. Estas pessoas devem fazer uma alimentação livre de glúten para toda a vida.
Por outro lado, quem sofre de intolerância ao glúten, não quer dizer que tenha a doença celíaca, simplesmente não tolera os alimentos com glúten e sente-se muito melhor quando os elimina, sem ter de seguir uma dieta rigorosa como os celíacos, já que o glúten não chega a provocar danos no aparelho digestivo, mas sim sinais de intolerância ao glúten que se traduzem em mal-estar. Estes são os principais sintomas, podendo derivar de pessoa para pessoa.
1. Desconforto abdominal
O intestino é o órgão que mais sofre com a intolerância ao glúten. É comum que os portadores apresentem dor e desconforto abdominal derivado de gases, distensão abdominal, sensação de inchaço na barriga, diarreia ou prisão de ventre. Isto ocorre devido aos danos na mucosa intestinal que limitam a absorção das vitaminas e minerais essenciais.
2. Fadiga
Muitas pessoas intolerantes ao glúten descrevem sintomas como cansaço, dificuldades de concentração, desorientação, sensação de fraqueza após as refeições e até desmaios. Se não sofre de doenças que possam ser a causa desses sintomas tais como pressão arterial desregulada ou anemia, deverá investigar se sofre de intolerância à lactose.
3. Enxaquecas
Quase toda a gente sofre de dores de cabeça ou enxaquecas ocasionalmente. Curiosamente, os estudos mostraram que indivíduos intolerantes ao glúten podem ser mais propensos a enxaquecas do que pessoas saudáveis. Se sofre dores de cabeça ou enxaquecas regulares, sem qualquer causa aparente, você pode ser sensível ao glúten.
4. Cansaço
Sentir-se cansado é muito comum e geralmente não está ligado a nenhuma doença. No entanto, se se sente constantemente muito cansado, então deve explorar a possibilidade de uma causa subjacente.
Indivíduos com intolerância ao glúten são muito propensos a fadiga e cansaço, especialmente após a ingestão de alimentos que contenham glúten. Além disso, a intolerância ao glúten também pode causar anemia por deficiência de ferro, que por sua vez causará mais cansaço e falta de energia
5. Perda de peso inexplicável
Uma mudança de peso inesperada costuma ser motivo de preocupação. Embora possa surgir de várias razões, a perda de peso inexplicada é um efeito colateral comum da doença celíaca não diagnosticada, especialmente se associada a outros sintomas digestivos
Em estudos com pacientes portadores da doença celíaca, dois terços terão perdido peso nos seis meses que antecederam o diagnóstico. A perda de peso pode ser explicada por uma variedade de sintomas digestivos, associada à má absorção de nutrientes.
6. Distúrbios autoimunes
A doença celíaca é uma doença autoimune que faz com que o seu próprio sistema imunológico atinja o trato digestivo após o consumo de glúten. Curiosamente, ter essa doença torna-o mais propenso a outras doenças similares, como a doença autoimune da tiroide.
Além disso, distúrbios autoimunes da tiroide podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de problemas emocionais e depressivos. Isso também torna a doença celíaca mais comum em pessoas que têm outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, doenças hepáticas autoimunes e doença inflamatória intestinal.
Felizmente, já são vários os produtos sem glúten à venda nos estabelecimentos comerciais. Se não os encontrar nos supermercados da sua região, procure em lojas especializadas em produtos naturais. Verá melhorias significativas na saúde e boa disposição.
Deixe um comentário