Site icon Mulher Completa

Secadores de cabelo iónicos: o que são, como funcionam e para que servem?

O calor em excesso é inimigo do cabelo, mas como a secagem natural nem sempre é uma hipótese, é preciso recorrer a aparelhos que ajudam a retirar a humidade dos fios. E de entre a panóplia de opções disponíveis, existem uns secadores especiais que já figuram entre os acessórios mais modernos no mercado da beleza: os secadores de cabelo iónicos! Se nunca tinha ouvido falar, leia este artigo e fique a conhecer melhor esta forma de diminuir o frizz e aumentar o brilho do seu cabelo!

O que se entende por secador iónico?

Um secador iónico ou um secador com iões negativos é um aparelho concebido para reequilibrar o cabelo e evitar a eletricidade estática. Como? Fornecendo os iões que os cabelos vão perdendo todos os dias quando sujeitos ao calor. A técnica é simples: este secador envia iões de forma a equilibrar e, ao mesmo tempo, secar de forma mais rápida que a maioria dos secadores tradicionais. Isso beneficia não só os cabelos crespos e com tendência para frisar, mas também os cabelos danificados que não devem ficar expostos ao calor por muito tempo.

Como funcionam os secadores de cabelo iónicos?

Enquanto um secador de cabelo convencional emite jatos de ar quente que aceleram a evaporação da água presente nos fios, um secador de cabelo iónico além de libertar ar quente, também produz um campo eletromagnético: cria e liberta iões negativos. Esses iões vão-se associar aos iões positivos presentes nos fios, fazendo com que a cutícula do cabelo se mantenha sedosa e hidratada. Além selar a cutícula e permitir que esta fique fechada enquanto se seca o cabelo, o secador iónico acaba por oferecer outros excelentes resultados: cabelo bonito e saudável, com um acabamento e aparência mais polida, em vez de um toque áspero e um aspeto crespo!

Antes de passar ao secador, seja iónico ou mais convencional, perceba se deve lavar o cabelo todos os dias, clicando aqui!

Principais vantagens da utilização de um secador iónico

Eliminar o frizz. A grande vantagem dos secadores de cabelo iônicos é secar sem o deixar o cabelo com eletricidade estática. Por outras palavras, sem deixar o cabelo com aquele aspeto desgrenhado, com fios arrepiados, particularmente comum no inverno, quando a diferença de calor entre o interior e o exterior dá conta de qualquer look!

Selar a cutícula capilar. Outra vantagem destes secadores é a de fecharem a cutícula, o que é fundamental para:

Além do secador iónico, há outras formas de dar um toque requintado ao seu look!

Clique aqui e aprenda a fazer um coque simples e rápido.

Principais desvantagens da utilização de um secador iónico

Como qualquer secador, também o secador iónico tem riscos:

Felizmente que hoje em dia os fabricantes de secadores de cabelo iónicos preocupam-se em oferecer modelos com funcionalidades que diminuem os riscos de utilização, pelo que é bastante seguro usar um secador, particularmente se for capaz de o(a) auxiliar quando a tarefa é eliminar os cabelos arrepiados e sair à rua com um penteado deslumbrante!

E agora que já eliminou o frizz, talvez lhe interesse conhecer os melhores tratamentos para alisar o cabelo!

Exit mobile version