Site icon Mulher Completa

Lavagem diária dos cabelos: dicas e cuidados a ter em conta

Ter um cabelo bem tratado, brilhante e saudável é uma das grandes preocupações da mulher moderna e atual  Por essa razão, a lavagem correta dos cabelos é fundamental para manter o cabelo bonito e saudável. Quanto a isso não existem restrições, normalmente aconselha-se a fazer duas a três lavagens por semana mas há quem prefira lavar o cabelo todos os dias.

Como é o caso das mulheres que praticam desporto diariamente, suam muito, usam chapéus ou capacetes, aplicam gel ou outros produtos delineadores e sentem a necessidade de lavar os cabelos todos os dias, mas para tal é importante utilizar um shampoo suave para uso diário.

Qual o shampoo na lavagem diária dos cabelos?

Se lava o seu cabelo diariamente existem diversos cuidados que deve ter para que a lavagem diária não comprometa a saúde do seu cabelo, como usar um shampoo suave evitando as agressões no couro cabeludo. Para preservar os fios escolha sempre o shampoo específico para o seu tipo de cabelo. Deve lavar com água fria ou morna (nunca muito quente), não esfregar demasiado o couro cabeludo, secar bem o cabelo principalmente a raiz, primeiro com toalha e só depois com o secador numa temperatura moderada. Atenção que não é aconselhável usar o secador todos os dias, sempre pode alternar com a secagem natural.

Shampoo suave para uso diário

É extremamente importante usar na lavagem diária um shampoo suave com PH inferior a 5, idêntico ao PH do cabelo. Estes shampoos são compostos por substâncias que eliminam o risco de irritações do couro cabeludo, tais como os óleos naturais e aveia. O PH dos shampoos suaves é ácido e tem a capacidade de selar as cutículas dos fios, retendo os nutrientes que hidratam os fios e, consequentemente, torna o cabelo saudável e brilhante. Por esse motivo, os shampoos suaves são recomendados para uso diário.

Quando evitar a lavagem diária

Contrariamente, os shampoos normais com PH alcalino superior a 7 abrem as cutículas para uma limpeza profunda do cabelo. Um cabelo com as cutículas abertas é um cabelo poroso, incapaz de reter os nutrientes, tornando-se frágil e sem vida. Por isso não é aconselhável o uso frequente dos shampoos normais ou anti-resíduos. Tendo em consideração todos estes cuidados, não haverá qualquer problema em lavar o cabelo todos os dias. Caso contrário esta prática pode ser prejudicial. Várias doenças capilares como a dermatite seborreica e a caspa podem ser causadas pelo excesso de lavagem. Nesses casos deve-se evitar a lavagem diária pois estimula a produção e aumento de oleosidade, agrava a doença e favorece a queda dos cabelos.

Exit mobile version