Site icon Mulher Completa

Como usar bem o secador sem estragar o cabelo

O secador de cabelo não é nenhuma invenção recente, mas é certo de que desde que surgiu nos anos 20, é um instrumento de beleza básico e nenhuma mulher passa sem ele. Claro que utilizado com demasiada frequência e de forma incorreta pode ser prejudicial para o cabelo, sendo por isso importante adotar alguns hábitos que minimizem os estragos. Fique a conhecer as melhores técnicas para usar corretamente o secador de forma a não danificar o cabelo.

O secador de cabelo de uso doméstico deve ter pelo menos dois níveis de aquecimento e velocidade e um botão para o ar frio. Este é um dos principais requisitos para atender da melhor forma as necessidades do cabelo. Porque quanto mais fino e danificado estiver o cabelo, menos intensidade de ar quente deve ter. Especialmente populares são os  aparelhos com a tecnologia iónica. Estes garantem uma secagem sem agredir e também evitam que o cabelo fique com electricidade estática.

Como usar corretamente o secador de cabelo

Se quer ter um cabelo sempre arranjado e bonito, precisa de proporcionar-lhe todos os cuidados. Não só a lavagem regular e os produtos que utiliza são importantes, também a forma como utiliza o secador, se não for feita corretamente pode danificá-los. O cabelo quando está molhado é extremamente sensível, por isso requer muitos cuidados. Mas aqui vai ficar a saber como usar bem o secador sem estragar o cabelo.

Escolher um bom secador de cabelo

Antes de mais, a qualidade do secador é de extrema importância. Os secadores de cabelo podem ser classificados em profissionais, de uso doméstico e de viagem. Os profissionais têm normalmente mais potência, logo secam mais rápido, e têm também controlos para o nível de calor e intensidade do ar.

Os de uso doméstico são menos potentes, mas a maioria também oferece a possibilidade de regular o calor e o fluxo de ar. No referente à electricidade estática dos cabelos, opte pelos aparelhos com tecnologia iónica. Ao secar os cabelos com este tipo de secador, eles perdem os iões, evitando a electricidade estática.

Os de viagem são fáceis de transportar, e por isso ideais para viajar, mas não devem ser utilizados diariamente pois a maioria não possui regulador de calor nem de fluxo de ar e podem danificar o cabelo. Os secadores profissionais embora mais dispendiosos, também são mais resistentes e duradouros e oferecem a possibilidade de adaptar o calor e o fluxo de ar a cada tipo de cabelo.

Outra forma de arranjar o cabelo, é utilizar a prancha de cabelo, mas que deve ser só mesmo em ocasiões especiais, devido ao facto de que estes aparelhos alcançam temperaturas em torno de 200 graus, não sendo o mais adequado para alisar o cabelo.

Como utilizar o secador sem o estragar o cabelo

Fique a conhecer oito truques para usar corretamente o secador de cabelo:

Deixe o cabelo secar naturalmente de vez em quando

Depois de ficar a saber usar corretamente o secador de cabelo, mas de vez em quando prescinda dele. Especialmente nos meses mais quentes, pode deixar o seu cabelo secar de forma natural sem utilizar o secador. Isto ajuda a proteger a estrutura e fibra do cabelo e desta maneira o seu cabelo “descansa” da exposição constante ao ar quente. Envolva o cabelo num toalha após a lavagem apenas para reirar a água sem esfregar (forte), para não danificar o cabelo sensível. Escove-os de vez em quando com cuidado, para que não fiquem revoltos e emaranhados.

No caso de deixar o cabelo secar naturalmente, não vá para a cama com o cabelo molhado. Porque como já mencionado, os cabelos molhados são mais sensíveis e podem ficar danificados mais rapidamente pela fricção contra a almofada, além disso no dia seguinte acordaria com os cabelos num reboliço, completamente desalinhados.

Exit mobile version